quarta-feira, 12 de junho de 2013

CONAB estima crescimento de quase 30% na produção de trigo no estado

Expectativa é de que sejam plantados 1,01 milhão de hectares, apontando aumento de 3,5% em área na comparação com a safra passada/ Foto: Alderi Bertuzzi / Agencia RBS

Levantamento divulgado nesta quinta-feira também aumenta projeção da safra de soja para 12,53 milhões de toneladas

No primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) com as estimativas da safra de inverno deste ano, a produção de trigo do Rio Grande do Sul mostra crescimento de 29,6% em relação ao ano passado. Conforme os dados divulgados nesta quinta-feira, a expectativa é de que sejam plantados 1,01 milhão de hectares, apontando aumento de 3,5% em área na comparação com a safra passada.
 
Para a safra de verão, que já está sendo colhida, o novo levantamento da CONAB indica produção de 28,25 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul, com crescimento de 35,3% em relação à safra anterior. Os dados revelam pequena alta em relação ao levantamento de abril, quando apresentou produção de 27,88 milhões de toneladas no Estado.
 
Novos números para a colheita da soja também foram apresentados. A estimativa da produção da oleaginosa chega a 92,1% em relação ao ano passado, totalizando 12,53 milhões de toneladas. O número é 2,8% maior do que a última pesquisa, realizada em abril, que apontava colheita de 12,19 toneladas. O alto crescimento verificado neste ano se deve ao fato de a base de comparação com a safra anterior ser muito baixa, em razão da estiagem que devastou as lavouras gaúchas.
 
Com colheita projetada de 7,93 milhões de toneladas, a safra de arroz apresenta leve queda de 0,8% na comparação com o levantamento anterior, que indicava 8 milhões de toneladas. O milho manteve a mesma expectativa: 5,38 milhões de toneladas.
 
No país, a CONAB aponta um volume recorde de 184,3 milhões de toneladas para a safra de grãos 2012/2013. A produção estimada é 10,9% superior do que as 166,17 milhões de toneladas colhidas na safra passada.
 

Nenhum comentário: