segunda-feira, 26 de março de 2012

Silo secador permite ao agricultor controle da qualidade dos grãos

Uma das estruturas que está chamando atenção dos visitantes do espaço da Emater/RS-Ascar, na 12ª edição da Expoagro Afubra, é o silo secador construído para armazenar até cem sacos de grãos. A feira acontece no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow (km 143 da BR 471), em Rio Pardo (RS).

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ricardo Martins, a intenção é mostrar aos agricultores que os silos secadores de alvenaria são uma boa alternativa para a pequena propriedade, em função do baixo custo e da qualidade do grão armazenado.

O silo secador instalado na Expoagro foi construído a partir de um projeto feito pela Emater/RS-Ascar, com a intenção de otimizar o sistema de aeração para, com um baixo consumo de energia elétrica, atender às necessidades das propriedades rurais. Existem projetos também para silos de 250, 500 e 1000 sacos de grãos.

A construção é simples e pode ser feita a partir de materiais e mão de obra encontrados nas propriedades rurais. A secagem se processa por meio da passagem de ar natural pelos grãos, realizadas com ajuda de ventiladores. O ar não aquecido retira a umidade dos grãos de forma menos agressiva, evitando perda de qualidade nos grãos durante o processo de secagem.

Com este silo secador, numa mesma estrutura, se tem o processo de secagem dos grãos e seu armazenamento, permitindo monitorar, interferir e corrigir problemas na armazenagem, quando necessário, através da aeração dos grãos. Os silos secadores de pequeno porte podem ser uma boa alternativa para diminuição das perdas pós-colheita e manutenção da qualidade dos grãos até seu consumo.

Ricardo ressalta que os silos de alvenaria têm como vantagem o custo mais baixo do que os metálicos, secagem a temperatura ambiente e a baixo custo, melhor preço na hora da venda em função da qualidade dos grãos e a capacidade de negociação com o mercado para vender no momento em que a cotação estiver mais alta.


Carine Massierer
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre

Nenhum comentário: