quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Programa de Armazenagem será lançado na 34ª Expointer

Programa atenderá pequenos e médios produtores

Esteio – O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em parceria com a Emater/RS, lança o Programa de Armazenagem, nesta quinta-feira (1º), às 16 horas, na Casa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O programa visa garantir a qualidade do arroz na propriedade rural bem como incentivar o armazenamento. A previsão é que a iniciativa se inicie já neste segundo semestre de 2011.

De acordo com o presidente do Irga, Claudio Brayer Pereira, com esse Programa serão minimizadas as perdas das colheitas, características de quem não tem armazenamento, proporcionando ao pequeno e médio orizicultor segurança no produto colhido. “A estratégia da ação possibilita a secagem e o armazenamento em nível de propriedade, onde o produtor é dono da sua produção, até o momento que achar oportuno comercializar”, salienta.

A ação irá suprir as deficiências no armazenamento do arroz, sendo estendido, posteriormente, para os pequenos e médios produtores de milho, feijão e soja. Também será realizado pelas entidades envolvidas um diagnóstico do tamanho da propriedade e o número de produtores que teremos que atender.

Segundo a equipe de Política Setorial do Irga, existem 3,35 mil produtores de arroz que não têm armazenagem, sendo que desse total, 91% são pequenos e médios orizicultores, com áreas de até 100 hectares. Isso representa 49% da necessidade de armazenamento, já que os outros 9% são grandes produtores, com áreas acima de 500 hectares. Além disso, foi realizado um levantamento das necessidades financeiras do programa, onde buscará orientar os produtores interessados sobre alternativas de financiamento.

Participam da solenidade de lançamento, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Emater, BRDE, produtores, e demais convidados.

Fonte: http://www.irga.rs.gov.br/index.php?principal=1&secao=1&id=2952

Nenhum comentário: