quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mapa propõe duas novas medidas de apoio aos produtores de arroz do Rio Grande do Sul

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento levará à próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), nesta quinta-feira (28), duas propostas de apoio aos produtores de arroz do Rio Grande do Sul.

“Vamos acrescentar duas medidas importantes. Numa, vamos prorrogar os vencimentos do Produsa, para não criar uma situação de dificuldade adicional para o arrozeiro. A segunda coisa é que vamos aumentar de 80 para 100% a possibilidade do EGF”, explicou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

As decisões foram tomadas durante reunião realizada na tarde de hoje, com a presença de representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) e do secretário de Política Agrícola do Ministério, Edilson Guimarães.

Um dos votos que o Ministério da Agricultura levará ao CMN vai propor a prorrogação das operações de Empréstimos do Governo Federal (EGF) de arroz da safra 2010/2011. A outra proposta é estender o prazo de adesão ao Programa de Estímulo a Produção Agropecuária Sustentável (Produsa) emergencial – linha de crédito disponibilizada aos orizicultores que tiveram as lavouras destruídas pelas chuvas de 2009 e de 2010 –, que venceu no dia 30 de março.

Saiba Mais

O EGF é uma linha de crédito utilizada para financiar a estocagem de produtos agrícolas abrangidos pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para venda futura em melhores condições de mercado. A medida, somada aos leilões de apoio à comercialização realizados pelo Governo, deve estimular a recuperação dos valores recebidos pelos produtores.

O Produsa é uma opção de crédito destinada a financiar a recuperação de estruturas e despesas para formação das lavouras dos produtores atingidos pelas enxurradas e alagamentos causados pelo fenômeno El Niño em 2009 e 2010.


Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/noticias/noticia.asp?noticiaId=19206&titulo=mapa-propoe-duas-novas-medidas-de-apoio-aos-produtores-de-arroz-do-rio-grande-do-sul&newsletter=true

Nenhum comentário: