quinta-feira, 7 de julho de 2011

O ciúme está atrapalhando seu desempenho?

Foque no seu jardim e faça-o crescer prosperamente, ao invés de ficar agourando o do vizinho que vive sendo bajulado. Faça bem o seu trabalho e faça seu trabalho ser visível aos olhos dos outros

O título do artigo já entrega boa parte do que vou falar, mas antes explico um pouco do que leva muitos profissionais a este sentimento. Por passarmos grande parte do dia no escritório, é normal que laços de amizade sejam criados. É normal também afeiçoar-nos mais com uns colegas que outros. Mas há algumas pessoas que, curiosamente, conseguem sentir ciúme dos colegas.

Acho engraçado, pois, se são colegas, trabalham na mesma empresa, e, portanto, buscam os mesmos objetivos para a empresa ou equipe. E sentir ciúme de um colega, combinemos, é algo um tanto quanto inusitado, principalmente em um ambiente onde o profissionalismo e o desempenho devem prevalecer. Naturalmente, algumas pessoas são possessivas e/ou ciumentas por natureza e carregam consigo essas características em sua personalidade. Não digo que seja algo ruim, mas o problema está quando esse sentimento começa a afetar as relações e o desempenho profissional.

Há alguns exemplos: sentir ciúme de Beltrano pelo desempenho, pelo chefe ter preferência pelo Cicrano, por Fulano sempre ser o encarregado por determinadas tarefas e por aí vai. Certas vezes não há como negar que nos identificamos mais com umas pessoas que outras, mas é preciso ficar claro que, nas decisões profissionais o nível de intimidade ou amizade jamais deve influenciar nas decisões. Aliás, tomar decisões que visem favorecer ou prejudicar um colega por causa disso é algo até mesmo infantil.

Mas se há suspeita de que realmente há um motivo factível por alguém ser sempre o escolhido ou requisitado, ou que as pessoas tenham começado a te evitar, é bom prestar atenção a alguns pontos. Pontos como a acessibilidade, polidez, bom humor e atenção são alguns fatores comportamentais determinantes para cativar a preferência de colegas e superiores. Ou você por acaso não se lembra de um colega mau humorado, introspectivo e inacessível que ninguém gostava de falar, e ainda esperava um dia em que ele estivesse de bom humor para pedir alguma coisa ao sujeito?

Achar que a grama do vizinho é mais verde que a própria é outro grande defeito que muitos cometem. Foque no seu jardim e faça-o crescer prosperamente, ao invés de ficar agourando o do vizinho que vive sendo bajulado. Faça bem o seu trabalho e faça seu trabalho ser visível aos olhos dos outros. Isso certamente desviará olhos para o seu desempenho e, consequentemente, farão com que você se sinta mais importante.

Se você é um funcionário competente, e percebe que há um colega com ciúme de você, ignore-o. Na maioria das vezes, eles procuram fazer algo para tirar benefício para si próprios, e quando criticam algo que você faz, dificilmente têm a razão. A dica principal é: foque no seu trabalho. A competência está sempre acima de qualquer temperamento ou comportamento.

Indo para o lado dos chefes, é o dever deles perceber se não estão mimando algum funcionário, ou se o tratamento dado a alguém não está causando qualquer tipo de interferência no desempenho da equipe. O líder, aliás, não deve ter preferências, mas sim um olhar crítico com toda a equipe, pronto para dar sempre feedbacks positivos e negativos, de maneira igualitária, a todos que integram a equipe. Melhor, os que conseguem fazer a equipe se sentir orgulhosa de ser liderada por ele é porque ele conseguiu, definitivamente, unir os colegas e faze-los olhar os objetivos como algo a ser construído cooperativamente, não concorrentemente. Claro que é possível mostrar a um subordinado o quanto ele é querido, prestativo ou atencioso com as demandas que você pede, mas nunca desequilibrar o tratamento.

Fonte: http://www.amanha.com.br/blogs/92-vida-executiva--por-bernt-entschev/2107-o-ciume-esta-atrapalhando-seu-desempenho

Nenhum comentário: