segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Produtores de arroz elegem novo presidente do Irga

Pela primeira vez em 70 anos, os representantes da cadeia produtiva vão escolher o novo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Em eleição marcada para a próxima terça-feira (23), cinco candidatos disputarão os votos de 80 conselheiros, que foram eleitos pelos produtores de arroz do Rio Grande do Sul. A lista com os três nomes mais votados será encaminhada ao Governo do Estado.

De acordo com o diretor administrativo do Irga, Rafael Mallmann, o atual presidente é cargo de confiança do Governo, não tem mandato, e pode ser exonerado a qualquer momento por livre deliberação do chefe do executivo. Com a mudança da lei, o futuro presidente será eleito pelo Conselho Deliberativo para um mandato de 2 anos. “O presidente agora só poderá ser exonerado através de requerimento aprovado por maioria do Conselho”, explica.

No processo eleitoral, estão inscritos cinco candidatos: os engenheiros Maurício Fischer e Cláudio Evangelista Tavares, o administrador Rubens Pinho Silveira, o médico veterinário Juarez Petry de Souza e o agrônomo Sérgio Gindri Lopes. Tão logo termine a votação, inicia-se a apuração dos votos. O resultado deve ser divulgado ainda na terça-feira.

Lei
Em outubro, a Assembléia Legislativa aprovou projeto de lei do Governo do Estado que altera o estatuto do Irga. A modificação prevê que a escolha do presidente e de três diretores seja feita através de eleição em lista tríplice por conselheiros que representam os produtores de todas as regiões gaúchas, além da indústria arrozeira. O mandato para os cargos de direção será de dois anos.

Guilherme Flach
Instituto Rio Grandense do Arroz
(51) 3288-0398
contato@irga.rs.gov.br

Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/noticias/noticia.asp?noticiaId=16381&titulo=produtores-de-arroz-elegem-novo-presidente-do-irga&newsletter=true

Nenhum comentário: