Profissionais da indústria de alimentos têm mudado suas práticas para responder às preocupações sobre segurança de
alimentos, e os consumidores dos EUA mudaram seus hábitos de compras, de acordo com um estudo realizado pela Michigan
State University (MSU) em parceria com a DNV (Det Norske Veritas Certificadora).
alimentos, e os consumidores dos EUA mudaram seus hábitos de compras, de acordo com um estudo realizado pela Michigan
State University (MSU) em parceria com a DNV (Det Norske Veritas Certificadora).
O estudo é resultado de uma cooperação entre a Global Food Function, a equipe de alimentos e marketing dos EUA e a equipe da Global Food & Beverage. Esta é a segunda parte da pesquisa de segurança alimentar.
Duas fases do estudo
A pesquisa, entitulada: “Certificação de Segurança de Alimentos: Um Estudo da Segurança de Alimentos na Cadeia de Fornecimento dos Estados Unidos ” foi gerada a partir de pesquisas on line com mais de 400 clientes e entrevistas com aproximadamente 73 empresas de alimentos para saber sobre as preocupações com relação à segurança de alimentos, atitudes e percepções e se a crescente repercursão do tema foi suficiente para encorajar os consumidores e a empresas a mudar. O estudo foi dividido em duas fases, sendo que a primeira reflete a percepção dos consumidores de segurança dos alimentos e sobre a importância de uma certificação de terceira parte. A fase dois está focada em profissionais de alimentação para obter o seu parecer sobre os processos empresariais e as várias normas de auditoria que estão relacionadas à segurança de alimentos.
“Quase metade dos consumidores entrevistados expressaram uma mudança nos padrões de compra por causa da segurança dos alimentos ”, afirma Dr. Chris Peterson, Diretor do Centro de Produto na MSU. “É interessante e importante notar que o preço mais alto por si só não é um sinal direto de alimentos mais seguros. Mesmo reconhecimento de marca não é o indicador de maior segurança ”.
Maior ênfase na rastreabilidade
Dr. Peterson afirma: “Não estamos surpresos que os profissionais da indústria coloquem mais ênfase na rastreabilidade, enquanto os consumidores querem ver a certificação nos rótulos dos produtos. Estes são os processos de segurança baseados no mercado de alimentos. Os consumidores ainda vêem uma inspeção obrigatória por parte do governo como sinal de credibilidade em segurança de alimentos, e a certificação e rastreabilidade em segundo e terceiro lugar, respectivamente. ”
Disposição para pagar mais
“O senso comum nos diz que as pessoas esperam alimento seguro, mas nós queremos saber mais sobre como os consumidores reagem a sinais diferentes de qualidade e segurança”,diz Kathy Wybourn, Diretora de Soluções em Segurança de Alimentos da DNV Business Assurance. “Isso é crucial se nós,como indústria, criar soluções unificadas, e melhorar a oferta de produtos mais seguros para o varejo e a mesas dos consumidores”.
Colaboração: Marcelo Brandole - NCP - GCC
Fonte: http://www.dnv.com.br
Maior ênfase na rastreabilidade
Os consumidores americanos têm uma preocupação especial com produtos domésticos de carne e produtos importados, segundo a pesquisa. Eles querem ter a evidência nos rótulos dos produtos de que os alimentos que estão comprando tenham passado por algum tipo de processo de certificação independente. Profissionais da indústria de alimentos também concordam com certificação de terceira parte, mas colocam uma maior ênfase na rastreabilidade, de acordo com a segunda parte da pesquisa.
Dr. Peterson afirma: “Não estamos surpresos que os profissionais da indústria coloquem mais ênfase na rastreabilidade, enquanto os consumidores querem ver a certificação nos rótulos dos produtos. Estes são os processos de segurança baseados no mercado de alimentos. Os consumidores ainda vêem uma inspeção obrigatória por parte do governo como sinal de credibilidade em segurança de alimentos, e a certificação e rastreabilidade em segundo e terceiro lugar, respectivamente. ”
Disposição para pagar mais
A maioria dos consumidores entrevistados afirmaram que estariam dispostos a pagar até 30% mais por produtos com uma etiqueta de certificação de segurança.
“O senso comum nos diz que as pessoas esperam alimento seguro, mas nós queremos saber mais sobre como os consumidores reagem a sinais diferentes de qualidade e segurança”,diz Kathy Wybourn, Diretora de Soluções em Segurança de Alimentos da DNV Business Assurance. “Isso é crucial se nós,como indústria, criar soluções unificadas, e melhorar a oferta de produtos mais seguros para o varejo e a mesas dos consumidores”.
Colaboração: Marcelo Brandole - NCP - GCC
Fonte: http://www.dnv.com.br
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