Certa vez estive em Natal, Rio Grande do Norte. Lá fui conhecer "O Maior Cajueiro do Mundo". É impressionante ver como de um único tronco, que brota de um solo úmido, estendem-se ramificações gigantescas com folhas verdes ora tímidas ora destemidas, todas estirando-se em direção ao sol. Estecajueiro fazia o seu melhor para cumprir seu propósito na natureza, adequando-se às possibilidades e às limitações das condições de seu ambiente. Quando penso em Constelações Empresariais me vem essa imagem.
O filósofo e terapeuta alemão Bert Hellinger desenvolveu, ao longo da década de 80, um método para tornar visíveis as dinâmicas ocultas nos relacionamentos, o método das Constelações Sistêmicas.A partir deste trabalho, Gunthard Weber,Michael Blumenstein, Jan Jacob Stam e Christine Essen estruturaram a aplicação deste método para a área do trabalho, profissões e organizações.
Constelações organizacionais são caracterizadas pela sua alta eficiência e efetividade. Representam um método inovador no desenvolvimento organizacional e contribuem significativamente para a melhoria do gerenciamento e da cultura na empresa.
As Constelações mostram algo essencial sobre os sistemas, onde os filtros da opinião e do julgamento não se aplicam. Essa abordagem sistêmica está diretamente ligada à realidade observada e nos dá novas visões sobre como organizações e pessoas dentro das organizações podem encontrar soluções para problemas que persistem (mesmo depois de abordados por métodos correntes de administração e recursos humanos).
O que faz uma organização ser saudável?
Saudável aqui quer dizer que os trabalhadores se sentem bem no seu trabalho e podem fazê-lo bem,que a organização preenche seu objetivo na sociedade e que há também uma troca dinâmica dentro daorganização e com o mundo lá fora.
Como sistema, uma organização existe a partir de várias partes: das pessoas que lá trabalham, dos clientes, dos produtos e serviços, do objetivo e de muitos outros elementos. Hellinger percebeu
que os sistemas familiares obedeciam a uma determinada ordem e que o mesmo se aplicava nas empresas. Assim, para que uma empresa funcione de maneira saudável, os princípios básicos relacionados abaixo precisam ser seguidos:
Cada pessoa tem igual direito a um lugar
Cada trabalhador tem a independência para cumprir sua função no sistema, seja ele diretor ou um funcionário que trabalha no depósito. Cada posição, cada pessoa tem seu próprio lugar, é considerada e tem seu valor. De diferentes maneiras, mas sempre valorizada.
Há uma ordem correta de posições
A ordem tem a ver com os objetivos da organização. Quem cria a estrutura na qual todos podem atuar vem em primeiro lugar. Aquele que cria a estrutura na qual os seguintes vão trabalhar vem em segundo lugar e assim sucessivamente. Desta maneira, cada um tem sua própria posição de confiança, onde pode trabalhar bem.
Há um equilíbrio entre dar e receber nas relações de troca
Cada pessoa oferece algo para a empresa e recebe algo de volta, numa troca constante que pode crescer permanentemente. Isso é válido para as pessoas que trabalham na empresa e também para a organização como um todo. Há uma troca constante com os clientes, fornecedores e outros.
No trabalho com Constelações Empresariais essas ordens são vivenciadas e podemos ter uma nova "visão interior" da própria organização, de seus problemas e seus potenciais ocultos, gerando assim novas soluções.
Da mesma forma, o "Maior Cajueiro do Mundo" se tornou o maior do mundo não por que esse fosse o seu propósito. Suas raízes, galhos e folhas tiveram seus espaços respeitados cada um cumprindo com sua função de diferentes maneiras. A ordem também ali foi respeitada pois o caule original continuava vivo e forte - apesar de estar muito longe dos galhos mais jovens, ainda os nutria e era nutrido por eles.
O sistema de trocas se manteve equilibrado e por isso o crescimento foi uma consequência natural e harmônica.
Fonte: http://www.personare.com.br/revista/carreira-e-financas/materia/1050/a-uniao-que-gera-eficiencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário