terça-feira, 14 de junho de 2011

Governador do RS em exercício participa de reunião que estuda usos alternativos do arroz

Convidados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, reuniram-se no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), representantes da Secretaria da Fazenda, UFRGS, Federarroz, Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips), Vinema Multioleos Vegetais de Camaquã e outras entidades que debateram os usos alternativos do arroz. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), na sede do Irga, em Porto Alegre. Também participaram da reunião o governador em exercício, Beto Grill, e o presidente do Irga, Claudio Pereira.

Segundo o secretário da Secretaria da Agricultura em exercício, Claudio Fioreze, a partir da reativação da Câmara Setorial do Arroz pelo governo Tarso Genro, foi formado o grupo de trabalho que trata dos usos alternativos do arroz. Com esse enfoque, foi discutido o uso do arroz para ração de aves e suínos, bem como a obtenção de etanol e glicose.

A partir desse encontro ficou acertada a formação de um grupo de trabalho para fazer uma análise de custos, tributação e viabilidade econômica, além de buscar mecanismos de comercialização junto ao Governo Federal visando possibilitar o uso do arroz armazenado de safras passadas.

De acordo com o presidente da autarquia, Claudio Pereira, o Irga quer contribuir nesse processo no sentido de implementar políticas públicas para trazer viabilidade econômica e sustentabilidade de preços. "Hoje o mercado enfrenta falta de milho e excesso de arroz. Se utilizarmos o arroz para a alimentação animal teremos onde colocar toda a produção e até aumentá-la", afirma o presidente do Irga.

O governador em exercício, Beto Grill, acompanhou o encontro e disse que está muito otimista com esta nova alternativa aos produtores de arroz. Grill afirmou que é preciso tornar o Rio Grande do Sul cada vez maior, estimulando e fomentando o desenvolvimento. "Nós estamos executando um programa de desenvolvimento no fortalecimento da nossa base produtiva e buscando relações entre as cadeias produtivas", disse.


Viviane Mariot
Assessoria de Comunicação e Marketing/Instituto Rio Grandense do Arroz


Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/site/content/noticias/?q=20326#20326

Nenhum comentário: