quarta-feira, 23 de março de 2011

Agenda extensa em Brasília garante boas notícias à Expoarroz

Cumprir uma extensa agenda em apenas três dias foi apenas um dos desafios que a comitiva da Expoarroz 2011 enfrentou na capital federal. O objetivo principal da viagem foi apresentar a feira pelotense para os principais Ministérios que trabalham na área, como Agricultura, Integração Nacional, Comércio Exterior, Desenvolvimento Agrário, Relações Exteriores (Itamaraty), além de instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), Correios e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS).

Um dos destaques em Brasília foi a confirmação da realização do AgroInt – Curso de Integração do Agronegócio para a Exportação – que contará com mais de dez palestras e terá como finalidade orientar as empresas que queiram também gerar negócio para exportação. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio e já está na programação oficial da Expoarroz.

No Ministério do Comércio Exterior, foi confirmada para Pelotas uma reunião de trabalho e treinamento pensando em como as empresas do setor de alimentos podem negociar com as 35 instituições que prestam serviço para a Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos programas da ONU, o PMA – Programa Mundial de Alimentos - negocia anualmente mais de um bilhão e 200 milhões de dólares em alimentos. Até o momento nenhuma empresa brasileira está cadastrada para vender seu produto à organização.

Também foi confirmada a presença da Superintendente de Gestão da Conab, Regina Célia Santos, que trará todas as informações atualizadas quanto a leilões do segmento e dados do setor orizícola.

A avaliação da viagem, segundo o coordenador da Expoarroz, Fernando Estima, foi extremamente positiva, pois independente do pedido de recurso financeiro, que ficaram para avaliação, a feira garantiu diversos eventos paralelos de qualidade que com certeza enriquecerão e darão mais credibilidade a programação.

A agenda contou com o apoio de autoridades como o da Senadora Ana Amélia Lemos, Deputados Federais como Fernando Marroni, Mendes Ribeiro Filho e Luís Carlos Heinze. A comissão organizadora visitou ainda deputados da bancada gaúcha no Congresso Nacional.

Acompanharam a comitiva representantes da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Fioreze (diretor geral e secretário adjunto) e Márcio Pestana (diretor), o presidente da Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul (Fearroz) e da Associação Brasileira da Indústria do Arror (Abiarroz), André Barreto, o industrial José Roberto Delgado e o presidente da Associação Rural de Pelotas, Ricardo Vinhas.

Itamaraty – o contato com o Ministério vem sendo realizado há mais de 60 dias. Com a oportunidade da viagem, foi realizada uma avaliação do trabalho que está sendo desenvolvido e entregue o convite oficial da feira e informações sobre a Expoarroz para mais de 30 embaixadas, que por sua vez, distribuíram o material a potenciais compradores de arroz e instituições do agronegócio de seus países. Foi reforçada a necessidade de identificar quem são os tradicionais grandes compradores de arroz do mundo como Venezuela, Irã e outros.

“Os esforços feitos para atrair o maior número de pessoas para negociar o arroz brasileiro certamente ultrapassam a data do evento. O volume de convites enviados e as informações passadas com certeza ainda levarão um tempo médio para aproximar a comercialização do arroz. O produto é o segundo alimento mais consumido do mundo, mas precisamos ainda fazer o mesmo caminho que já fez a carne, o café e o vinho para incentivar o consumo do arroz brasileiro no mundo inteiro”, finaliza Estima.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Expoarroz 2011

(53) 3025-3595

imprensa@expoarroz.com.br


Créditos: http://www.grupocultivar.com.br/noticias/noticia.asp?noticiaId=18396&titulo=agenda-extensa-em-brasilia-garante-boas-noticias-a-expoarroz&newsletter=true

Nenhum comentário: