segunda-feira, 14 de março de 2011

Feliz ano novo!!!

É... dizem que o ano sempre começa depois do carnaval no Brasil. E com o Blog da AGC não poderia ser diferente. Portanto, desejo muitas conquistas, bastante amor, paz, saúde e dinheiro no bolso!

Brincadeira... Esse toque de humor serve para vermos que estamos no meio do mês de março e o Blog não recebeu nenhuma postagem, nenhum comentário esse tempo todo! É isso aí, caros colegas. O tempo passa, as oportunidades com ele vão e vem e, quando nos apercebemos, termina o ano novamente, a idade chega e nos arrependemos de muitas coisas, principalmente de coisas que deixamos de fazer.

Antes de mais nada, um pequeno esclarecimento. Pequeno, mas necessário: o Blog da AGC foi criado para servir de canal entre seus associados, Diretoria e todos os colegas de classificação, além, é claro, de qualquer interessado. Após um ano ou mais, ofereci-me para moderá-lo, administrá-lo, criar postagens, enfim, torná-lo um instrumento de todos. Cabe considerar que nunca fui membro da diretoria anterior, o que não a impediu de aceitar minha proposta de, como simples associado, contribuir com o que estivesse ao meu alcance.

Depois de o Blog estar a mil, chegou o período do Processo Eleitoral e imediatamente fui convidado a fazer parte da única chapa que se inscreveu, a "União com Renovação". Pareceu-me uma boa oportunidade para engajar-me ainda mais nesse vício e estava prestes a aceitar.

Mais adiante, alguns colegas começaram a criticar o fato de eu não ser classificador e fazer parte da AGC. Houve gente que encontrou base nos estatutos até mesmo para argumentar que eu poderia, talvez, fazer parte do quadro societário, mas jamais compor uma diretoria. Já li os estatutos de nossa AGC e, até hoje, não vi uma vírgula sequer que transmitisse tal entendimento. Lamentavelmente, meu nome foi retirado da chapa, num momento em que o medo foi mais forte que a união e que a renovação.

É óbvio que não culpo o atual presidente de tal atitude, pois a decisão foi resultado da mentalidade minimista de parte de uma classe que está esquecida que, nos tempos da extinta Clavesul, enfrentou vários preconceitos de colegas ematerianos, como se fossem sanguessugas ou desqualificados. Ainda mais: uma classe que aprendeu a ficar quieta diante das dificuldades e que desconhece o potencial de serviços que temos a oferecer no mercado cada vez mais competitivo e empreendedor, como se a classificação de grãos estivesse totalmente separada de todo um processo de produção que deve estar cada vez mais integrado aos nossos serviços.

Todavia, foram publicadas algumas postagens batendo nessa tecla, e a sensação que tenho é a de que pouca gente leu ou deu valor aos artigos. Não quero parecer nenhum visionário de um futuro próspero, pois reconheço minhas limitações e minha pequenez diante de todo esse processo. Amo meu trabalho e desejo aprender cada vez mais, para contribuir sempre.

Portanto, quero comunicar a todos que continuo remando na mesma embarcação. Não faço parte da atual diretoria, mas, como sócio, continuarei postando matérias, notícias, informativos, enfim, tudo o que possa congregar nossos colegas associados. O Blog não pertence a ninguém em particular; alguns colegas já entenderam isso e também estão contribuindo. A Diretoria também deve participar e pode contar com o Blog para divulgar suas atividades.

Vamos entender esta ferramenta como alavanca de crescimento para todos nós. Enquanto ficarmos unidos, trocaremos ideias, debates e anseios, não como simples forma de luta, mas também para nos sentirmos em casa, como se o site fosse um lugar físico, onde sentamos e conversamos, sem lideranças, pois a AGC é maior que todos nós, maior que qualquer diretoria... é a renião de todos os interessados na Classificação.

Ao presidente Théo, que é um grande amigo, convido a criar um espaço dentro do Blog com ações da Diretoria. Minhas pretensões estão totalmente centradas na ausência total de pretensões. Quero só colaborar... Desejo a toda a Diretoria de nossa AGC muita persistência e sucesso na empreitada de 2011-2012.

Ah, mas... e o Ano Novo? Bem, a nomeação de nossa Gerência de Classificação e Certificação seguiu a mesma tradição. Porém, com um propósito, que foi o de mostrar a coerência do discurso do presidente da EMATER/RS - ASCAR, Lino de David, em seu discurso de posse, que é manter o diálogo e a transparência dentro da Instituição.

Essa lógica, pode-se perceber, tem sido buscada através da nomeação de cada gerência, formada por pessoas capazes de usar o diálogo como forma administrativa de gerir. Com a Classificação não poderia ser diferente: temos a certeza de que a composição de nossa gerência, através dos colegas Carlos Weydmann, Gerente, e Antônio Carlos Guimarães, Gerente Adjunto, trará um espaço renovado de uma política administrativa e técnica capaz de lidar de maneira participativa diante de todas as conquistas e dificuldades. Cabe-nos aqui não desmerecermos o trabalho do colega Edemar Streck, nosso gerente anterior. O Blog agradece sua extrema dedicação, profissionalismo e isenção durante sua Gestão.

Teremos pela frente um novo tempo, onde devemos trabalhar unidos em prol de mais crescimento. Esperamos todo o apoio e estímulo nesse sentido, mesmo sabendo que um gerente não faz nada sozinho, pois conta também com o apoio de cada um de nós, através do voto de confiança a dois colegas conhecedores da nossa realidade. Teremos um tempo onde olhar para frente é o único caminho, e que este caminho seja de crescimento e vitórias a todos!

Que tenhamos, enfim, um novo ano, pleno de trabalho e de valorização por ele. Permaneçamos unidos em torno de tal objetivo, ao menos para sermos motivo de orgulho para nossos filhos. Um excelente 2011!


Otávio Avendano de Vasconcellos - Sócio da AGC

2 comentários:

Valdemar Engroff disse...

Boa Noite Otávio e demais colegas

Não sou classificador e não sou associado da AGC. Mas quero voltar a ver este sítio bombando novamente.

Chasques que envolvem a produção de alimentos, qualidade dos mesmos, enfim, certificação, etc, sempre devem ser o destaque neste galpão virtual e isto vai fazer com que os colegas encham ainda mais a sua mala de garupa com bagagem cultural aqui publicada.

Baita abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura

Unknown disse...

Bom dia, Gaudério! Mas olha, como dizes, a porteira está aberta, sem tranca nem tramela. Este espaço tem servido até para aumentar meu interesse sobre a matéria e por isso que o considero muitíssimo válido. Um forte abraço e obrigado pela participação!