segunda-feira, 21 de março de 2011

Iniciada a colheita da soja em Grande Santa Rosa e Missões/RS

Os produtores do Grande Santa Rosa e Missões iniciaram esta semana a colheita dos 643.000 ha da soja. Já se encontra colhido em torno de 1 % do total. A safra promete ser uma das melhores dos últimos anos, com expectativa de boa produtividade e comercialização.

Porém, existem alguns fatores que podem influenciar na produtividade e que neste momento nada podemos fazer, como é o caso da estiagem ou aplicações fora de época recomendada para o controle da ferrugem, que irão propiciar diminuição do peso dos grãos a serem colhidos.

Outro fator a ser considerado são as perdas no momento da colheita e transporte. Temos visto que muitas lavouras, após a colheita, tem muito mais plantas nascidas do que quando do plantio, 40 grãos por metro quadrado significa uma perda de 60 kg/ha.

Lembramos aos produtores que, tendo em vista o ótimo desenvolvimento vegetativo da cultura, temos de redobrar os cuidados na regulagem da colheitadeira.

Quanto a qualidade do grão a ser colhido, temos visto que onde a lavoura foi bem conduzida, principalmente quanto aos tratamentos com fungicida, os grãos são de tamanho totalmente diferentes das lavouras com incidência de ferrugens.

Portanto, devem redobrar os cuidados quando a lavoura for colhida por terceiros, para que os operadores regulem a máquina de acordo com as condições encontradas.

Cuidados durante a colheita:

- Operar a colheitadeira entre 3 a 5 km por hora

- Ajustar a velocidade e altura do molinete

- Ajustar o côncavo e velocidade do cilindro

- Trabalhar com a barra de corte o mais próximo possível do solo

- Ajustar as peneiras e saca palhas

Aldo Valmor Schmidt

Escritório Regional EMATER Santa Rosa

santarosa@emater.tche.br


Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/noticias/noticia.asp?noticiaId=18302&titulo=iniciada-a-colheita-da-soja-em-grande-santa-rosa-e-missoes-rs&newsletter=true

Nenhum comentário: