terça-feira, 10 de maio de 2011

Chefes mandões ou chefas mandonas foram crianças tiranas






Você já teve um chefe mandão ou uma chefa mandona? Ele ou ela não pedia, ordenava. O tirano ou tirana é o que oprime e abusa da autoridade. Como alguém se torna um chefe mandão ou chefa mandona?





Muitas crianças foram criadas para se tornarem tiranas. Nas famílias eram tratadas como príncipes ou princesas. Os pais alimentaram o egoísmo delas, deixando que desde a infância acreditassem que todo pedido deveria ser considerado como uma ordem a ser cumprida, inquestionavelmente. É bem possível que aquele chefe mandão tenha sido uma dessas crianças.

Tratadas como príncipes ou princesas, com o passar dos anos, essas crianças naturalmente vão criando a idéia de que quando se tornarem adultas, devem ser tratadas como reis ou rainhas. Os outros são seus súditos e devem apenas cumprir ordens.





Você que é pai ou mãe, cuide para que seu filho ou filha não se torne uma criança tirana. Não ceda aos caprichos, não aceite as desobediências. Imponha limites, porque a permissividade destrói o desenvolvimento moral de qualquer criança. A obrigação precípua dos pais é dar amor. Quem ama educa, e educar significa também impor limites.




Aos chefes mandões e chefas mandonas, todos aqueles que exercem uma liderança tirânica, vai um aviso importante: seus dias estão contados.

Os líderes tiranos concentram informações, consideram-se os únicos detentores do conhecimento, são arrogantes e arbitrários. As empresas têm percebido que os líderes tiranos influem na produção e qualidade do trabalho. Com essas condutas, desmotivam os funcionários e, portanto, prejudicam a empresa.

Estamos em pleno Século XXI, hoje, temos a certeza de que o tempo dos chefes tiranos ficou no passado. As empresas sabem que é fundamental que os empregados estejam integrados e motivados.

A integração acontece quando os funcionários têm acesso às informações sobre os projetos e metas, os resultados e desafios da companhia. Os funcionários se sentem engajados e sabem que são importantes para o desenvolvimento da empresa. Mas, chefes tiranos, os mandões e mandonas, aqueles que se acham unânimes, não sabem compartilhar, portanto, não sabem promover a integração, porque são egoístas e inseguros.

As empresas buscam líderes equilibrados. Os líderes de hoje devem ser motivadores, pessoas bem humoradas e espontâneas. Eles tratam subordinados, não como subalternos, mas como colaboradores - pessoas importantes para a companhia. São líderes que têm capacidade de ouvir e competência para tomar as melhores decisões. Eles compreendem que numa empresa ninguém faz nada sozinho.

Cópia autorizada. Conteúdo original em: http://brunoborgesborges.blogspot.com/2011/05/chefes-mandoes-ou-chefas-mandonas-foram.html#ixzz1LxOqfH9i
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

Um comentário:

Valdemar Engroff disse...

Bueno! Chasque do Bruno é dos mais baguais..... e ainda tem este tipo de gente batendo ponto nas empresas......... e muitos só mandam e trabalhar que é bom, neca pra ti beribas....

Baita abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura
www.obolsodabombacha.blogspot.com
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com