O fomento à exportação do produto nacional é um dos focos da Expoarroz 2011. Neste sentido, serão realizados diversos eventos paralelos durante a feira, uns procurando trazer compradores internacionais para divulgar o arroz brasileiro e propiciar negociações, e outros com intenção de desenvolver a cultura de exportação nas empresas nacionais.

Dentro do segundo grupo, o painel “Desafios e oportunidades para o arroz do Mercosul no mercado internacional” reúne, no dia 12 de maio às 14:00, dois dos grandes especialistas no mercado mundial do arroz e conferencistas com experiência em diversos eventos do setor. O pesquisador Patricio Mendez del Villar, do centro de pesquisas francês CIRAD, Agricultural Research for Development, e o brasileiro Tiago Sarmento Barata, consultor de mercado de arroz da Agrotendências, serão os responsáveis pela análise das possibilidades de colocação do arroz do Mercosul no cenário mundial.

Patricio é doutor em economia pela Universidade de Montpellier, na França, pesquisador do CIRAD desde 1988 e especialista em cadeias produtivas e mercados internacionais do arroz na África e América Latina. Trabalhou no Brasil entre 1999 e 2004 como consultor na Embrapa Arroz e Feijão, em estudos de cadeias produtivas do arroz no Brasil. Atualmente sediado em Montpellier, trabalha, entre outros, como consultor internacional para o Programa Mundial de Alimentos da ONU em África do Oeste no campo de mercados arrozeiros e impactos sobre a segurança alimentar para as populações mais vulneráveis.

Tiago formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, posteriormente, mestre em Agronegócio pela mesma universidade, estudando o comportamento do consumidor de arroz. Atuou em projetos de pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e o CIRAD. Foi assessor especial do Instituto Rio Grandense do Arroz, coordenador do Programa Integrado de Incentivo ao Consumo de Arroz e Derivados e atuou na divisão de consultoria do grupo Safras. Atualmente, é Consultor Membro do Centro de Excelência do Arroz, membro do Comitê de Mercado da US Rice Producers Association, além de consultor e analista de negócios da Agrotendências Consultoria em Agronegócios.

A parceria entre os dois pôde ser verificada em outras oportunidades em que realizaram conferências em um mesmo evento, como na quarta edição do Rice Trade Outlook, ocorrida em 2008 em Lisboa, Portugal. Para o painel da Expoarroz, que terá transmissão do Canal Rural, estão programadas duas palestras complementares, em que seja possível abordar os pontos-de-vista de cada um sobre um mesmo assunto, bem como contraposição de opiniões. A mediação estará a cargo do jornalista pelotense Artur Rocha, com mais de 25 anos de experiência na profissão e atualmente editor-chefe do telejornalismo da RBS TV Pelotas.

Fonte: http://www.expoarroz.com.br/pt/2011/05/03/em-discussao-o-arroz-do-mercosul-no-cenario-internacional/