quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fórum Nacional do Trigo projeta clima favorável à safra gaúcha

A projeção do Instituto Nacional de Meteorologia, apresentada nesta terça-feira (17), em Ijuí/RS, durante VI Fórum Nacional do Trigo, indica, segundo o meteorologista Luiz Renato Lazinski, que as condições climáticas deste ano serão favoráveis à produção gaúcha do trigo. Chuvas irregulares, com níveis de precipitação abaixo da média, e ondas de frio mais intensas deverão ocorrer na Região Centro-Sul do país entre maio a julho, período de encaminhamento do plantio do grão.

Segundo Lazinski, a "excelente umidade do solo do Rio Grande do Sul deverá compensar a baixa frequência de chuvas nesse período”. A partir de agosto, as precipitações devem voltar ao nível normal e, a partir de setembro, a temperatura começará a subir com a chegada da primavera. É nesse período, no entanto, que poderão ocorrer problemas como excesso de chuva e, embora pouco provável, não está totalmente descartada a ocorrência de geada, o que seria prejudicial à finalização da colheita.

Mesmo não vendo maiores complicações para a safra gaúcha de trigo, Lazinski fez uma consideração. "Ninguém tem controle absoluto sobre o clima e as previsões não são cem por cento precisas", disse.

No cenário internacional, ao contrário, o clima não estará colaborando com a safra de grãos de um dos principais concorrentes brasileiros. Nos Estados Unidos, o excesso de chuva e frio não serão favoráveis à produção norte-americana.

Trigo no RS

Segundo a Emater/RS-Ascar, os melhores rendimentos da história do trigo no RS foram obtidos na safra 2010 (2.490 Kg/ha), quando o Estado colheu aproximadamente 1,9 milhões de toneladas. Os municípios com as maiores altitudes, como Vacaria e Lagoa Vermelha, possuem os melhores índices gaúchos de produtividade.

Na Região de Ijuí, o trigo foi cultivado em 213 mil hectares e a produtividade média foi de aproximadamente 42 sacas/ha. A produção total da região na safra 2010, foi de 536.760 toneladas. A Emater/RS-Ascar deverá lançar, nos próximos dias, uma projeção oficial sobre a expectativa de plantio para 2011. Contudo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima um aumento de 5% na área cultivada com trigo no Estado.

Joseani M. Antunes

Embrapa Trigo

joseani@cnpt.embrapa.br


Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/noticias/noticia.asp?noticiaId=19777&titulo=forum-nacional-do-trigo-projeta-clima-favoravel-a-safra-gaucha&newsletter=true

Nenhum comentário: