sexta-feira, 27 de maio de 2011

Semana de orgânicos foca a identificação dos produtos

Gerar visibilidade e disseminar os benefícios dos alimentos produzidos sem agrotóxicos são os objetivos da 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos, a ser realizada no período de 29 de maio a 5 de junho, pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Agropecuária (Mapa) e instituições parceiras em todo o país. O tema da edição deste ano é “Produtos Orgânicos – ficou mais fácil identificar”, com foco na divulgação do selo Produto Orgânico Brasil, que ajuda consumidores a identificar esses produtos, e da Declaração de Cadastro do Agricultor Familiar, ambos instituídos pelo Mapa.

“O objetivo da semana é conscientizar o consumidor sobre os benefícios e qualidades dos alimentos orgânicos para a saúde. Informações e orientações para a identificação desses produtos nas feiras, mercados e supermercados também serão fornecidas aos consumidores”, explica Virgínia Lira, fiscal agropecuária e integrante da equipe de agroecologia do Mapa, área responsável pela promoção do evento.

O Sebrae é parceiro da 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos. A instituição patrocinou a produção e a distribuição do cartaz do evento e também está apoiando a montagem da programação das atividades em várias regiões brasileiras.

Até o momento, existem 9,7 mil produtores orgânicos cadastrados no ministério. O credenciamento continua aberto para agricultores familiares, certificadoras e produtores associados em sistemas participativos de garantia (www.agricultura.gov.br). O número de integrantes da cadeia produtiva dos alimentos orgânicos é muito maior do que o total atual registrado no Mapa, observa Virgínia.

“O resultado foi obtido por auto-declarações dos agricultores e mostrou um universo muito diferente do que as certificadoras apontaram. Só quando o sistema de cadastramento do Mapa estiver funcionando plenamente será possível conhecer o número real de agricultores orgânicos no país", informa. A expectativa do Mapa é de que esse total deverá chegar a 15 mil produtores até o final deste ano.

O selo Produto Orgânico Brasil, lançado pelo ministério em janeiro de 2010 para identificar a autenticidade desses produtos, seja na compra direta dos agricultores ou de terceiros (em supermercados e mercados), é uma garantia para consumidores. "Nas feiras livres os agricultores orgânicos devem expor em suas bancas a Declaração de Cadastrado do Mapa para facilitar a identificação de seus produtos pela clientela”, alerta a técnica.

Para conhecer o cartaz da 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos, legislação, normas, selo e outras informações, acesse o hotsite www.prefiraorganicos.com.br

Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/noticias/agronegocios/

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