domingo, 8 de maio de 2011

Ninguém é perfeito, mas uma equipe pode chegar perto.

Se um time de futebol que tem um grande craque já se destaca em um campeonato, um time que reúne vários craques fatalmente será campeão, certo? Sabe-se, que a resposta não é tão simples - e não só no futebol. No campo empresarial, cada "craque" tem seu perfil - com seu lado sol e seu lado sombra -, e se vários deles jogam juntos os resultados tanto podem ser extraordinários como medíocres.

Fundamental é que quem lidera o time esteja atento a capacidades específicas, ao desenvolvimento correto desses craques e as suas interações, de forma a gerar condições para que os resultados sejam extrordinários e realmente sustentáveis.

Em pesquisas que realizamos com grandes empresas, identifiquei, juntamente com Amyra Sarsur e Angela Maciel, que duas capacidades se destacam entre os executivos que ocupam posições de liderança: a de entregar resultados de curto prazo e a de se alinhar aos valores da organização.

Há aqueles que não apresentam nenhuma dessas capacidades. Eles podem estar na função errada, trabalhar com o chefe errado ou ter sido promovidos indevidamente. Quem está no comando de um líder com esse perfil deve buscar compreender a situação e agir. Se não der certo, a saída é um desligamento digno.

Mas é importante agir rápido, pois manter alguém que após algumas tentativas de mudança não conseguiu se ajustar é um péssimo exemplo para a equipe.

No polo oposto estão os líderes "ideais", que entregam resultados de curto prazo e são alinhados aos valores da empresa. Essa combinação é a base dos resultados empresariais sustentáveis, que vão muito além do desempenho econômico-financeiro imediato e constroem o futuro da empresa no longo prazo. Mas, cuidado, o brilho desses executivos pode gerar ciúmes e, além disso, eles são o alvo preferencial do mercado na guerra por talentos. Retenção, aqui, é um desafio.

A maioria dos executivos que estão na liderança tende a se destacar ou nos resultados, ou na adesão aos valores da organização.

As pessoas que se alinham essencialmente aos valores têm como "lado sol" atitudes e relacionamentos positivos. O "lado sombra" desse perfil é que, por não gerar resultados de curto prazo, o time não é reconhecido como bem-sucedido (fica sem bônus, por exemplo), o que gera frustração geral. O chefe de um executivo com esse perfil deve agir como um "coach" técnico, treinando-o ou contribuindo para que ele possa adquirir condições de levar sua equipe a um melhor desempenho.

O último grupo, dos que focam fundamentalmente os resultados de curto prazo, tem como "lado sol" "garantir" a sobrevivência imediata da companhia. O "lado sombra" dessas pessoas que "batem sempre as metas" é que fazem isso "de qualquer forma". Desse modo, geram condições não sustentáveis para a performance da empresa a médio e longo prazos, pois muitas vezes a moral do time é destruída e se utilizam métodos desalinhados dos valores da empresa. Para líderes com esse perfil, muito comum nas organizações, o recomendável é promover um programa de "coaching", idealmente conduzido pela própria liderança, com o objetivo de aproximar suas atitudes dos princípios e dos valores da corporação.

Em geral, porém, a maioria dos executivos com esse perfil não vê motivos para mudar. Segundo 96% dos presidentes que entrevistamos, esses "superentregadores" são promovidos e recebem o máximo da remuneração variável. Isso cria a percepção de que esse é o modelo desejado pela empresa e afasta essas pessoas da consciência crítica que lhes permitiria melhorar suas atitudes.

A descoberta desses perfis evidencia a importância da liderança na gestão de uma equipe. A posição das pessoas em cada um deles não é estática. E, em uma empresa que busca resultados sustentáveis, cabe à liderança entender em qual perfil cada membro de sua equipe se posiciona e estar atenta ao desenvolvimento de líderes "ideais". Porque, se ninguém é perfeito, uma equipe bem liderada quase pode ser.


Fonte: http://www.gruposoma.net/Ninguem-e-perfeito-mas-uma-equipe-pode-chegar-perto?utm_source=getresponse&utm_medium=email&utm_campaign=gruposoma&utm_content=Ningu%C3%A9m+%C3%A9+perfeito%2C+mas+uma+equipe+pode+chegar+perto.

Nenhum comentário: